quarta-feira, 2 de maio de 2018

Troféus mais importantes do futebol


Aqui com certeza é verdadeiro o ditado: "tamanho não é documento" vejamos que estes troféus e taças, são super importantes, muito mais que aqueles tamanhos monstros de 1 metro e meio ou 2 metros de honra ao mérito...  uma coisa muito importante é a padronização dos troféus, o que não vemos em muitos campeonatos estaduais.

Hoje vamos ver, as medidas e pesos dos troféus mais desejados do futebol.


Seleções:

Resultado de imagem para Copa do Mundo da FIFA• Copa do Mundo da FIFA: E a taça mais cobiçada do mundo do futebol, a copa do mundo . Ouro maciço de 18 quilates e dois anéis de malaquita. Foi desenhado por Silvio Gazzaniga. que fazer uma nova custaria cerca de US $ 222.000. Mesmo após a conquista o ganhador deve devolver a FIFA pois ela é transitória e não de posse definitiva.
Foi feito depois que o Brasil conseguiu a posse definitiva da Jules Rimet em 1970.
Tem 36,8 centímetros de altura e um peso de 6,175 kg (seis quilos cento e setenta e cinco gramas)


Resultado de imagem para Copa das Confederações trofeu• Copa das Confederações da FIFA: A competição realizada de quatro em quatro anos, no país sede da próxima Copa do Mundo e reúne os campeões continentais mais o país sede. Essa de 2013 foi ganha pelo Brasil, que era o país sede da Copa do Mundo de 2014.
Tem 44,5 centímetros de diâmetro e pesa 7,5 quilos


Resultado de imagem para Eurocopa trofeuEurocopa: A competição de seleções mais importante da Europa, é conhecida por muitos como "Copa do Mundo sem Brasil e Argentina" 

Antes a taça era menor, media 42 cm e pesava 6 kg.
Atualmente mede 60 centímetros e pesa 8 quilos. 


• Copa América: Anteriormente tinha o nome de Campeonato Sul-americano de Seleções. A Copa América é o mais antigo campeonato de seleções de futebol a ser ainda disputada do mundo.
 Fato é que a Argentina e Uruguai ganharam 65% dos campeonatos realizados.
 Mede 47 centímetros e pesa 9,125 Kg. (Nove quilos cento e vinte e cinco gramas)


 Resultado de imagem para Copa das Nações Africanas trofeuCopa das Nações Africanas: Sonho de consumo do  continente Africano. 

É o principal campeonato de futebol do continente africano. É realizada a cada dois anos desde 1968.
Mede 34 centímetros e pesa 5.250 kg (cinco quilos, duzentos e cinquenta gramas)


Resultado de imagem para Taça das Nações Asiáticas trofeu• Taça das Nações Asiáticas: Essa é a taça mais importante entre as seleções do oriente Essa é a taça do campeonato realizado em Israel, e ganha pelos donos da casa.

Mede 28 cm e pesa  3,750 Kg (três quilos setecentos e cinquenta gramas)


Imagem relacionada• Copa das Nações da OFC (Oceania): A Copa das Nações da OFC teve sua primeira edição em 1973. Austrália e Nova Zelândia conquistaram todos os títulos disputados até 2008. Até a  edição posterior realizada em 2012, Quando o Taiti quebra a hegemonia destas nações, e vence seu primeiro campeonato.
Seu peso e tamanho, exatos são desconhecidos.
Porém uma estimativa é que Mede 42 centímetros e pesa 6,5 kg .


Resultado de imagem para Concacaf Gold Cup trofeu• Concacaf  Copa de Ouro:  A copa principal da América do Norte e Central.   
O Brasil foi vice campeão deste campeonato em duas ocasiões, em 1996 (com Romário e Edmundo) abusando de tanto perder gols. 
E em 2003 (com Kaká, Diego, Robinho e cia), na duas vezes prevaleceu uma certa freguesia para o México, que venceu por 2x0 em 1996, e 1x0 em 2003. Se o Brasil tivesse levado a competição a serio levando o time principal, hoje o Brasil poderia ter um título continental de outra Confederação.
Mede 66 centímetros e pesa 9,200 kg (Nove quilos e duzentos gramas). 


Clubes:


  

Copa
 Intercontinental: Teve sua primeira edição em 1960 e a última em 2004. Mas pode retornar em breve. A competição foi reconhecida em 2017 como Mundial, a pedido da CONMEBOL,  com certeza era a taça mais desejada pelos clubes da América do Sul, os europeus não davam tanta importância quanto a Champions League, porém quando perdiam era flagrante o desapontamento deles com o fracasso. clube.
 O  Mundial Interclubes como era chamado aqui no Brasil, era jogado entre o campeão da Copa Libertadores contra o campeão da Champions League. 
Era jogado a princípio em confrontos de jogos de ida e volta, as vezes se jogavam uma terceira partida, quando algumas vezes o campeão não saia nos dois jogos.

A partir de 1980, a empresa montadora Toyota patrocinou o evento em campo neutro no Japão e um jogo único. Isso possibilitou a continuidade da competição, pois os europeus já não queriam mais participar devido a  violência sul americana, sobretudo a argentina. Fato que observamos na desistência de campeões europeus, e onde eram substituídos pelos vices. O Atlético de Madri foi no lugar do campeão Bayern de Munique e ficou com o título perderam o primeiro jogo na Argentina, contra o Independiente, por 1 a 0. Mas no jogo de volta, venceram por 2 a 0, e entrou para a história como sendo o primeiro clube a ser campeão do mundo sem ter vencido o campeonato continental. 
O vencedor ganhava a Copa  Intercontinental, juntamente com o status de Campeão Mundial.
Troféu Copa Intercontinental media de 50 centímetros e um peso de 6,220 kg.
Troféu Copa Toyota 85 centímetros e peso de 8 Kg.


Resultado de imagem para world cup clubes FIFA 2000 trophy Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2000: O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2000 foi a primeira edição do campeonato mundial com a organização da FIFA. Foi ganha pelo Corinthians, representante do país sede (Brasil), que conquistou o título na final contra outro brasileiro o Vasco da Gama, representante da CONMEBOL.
O troféu seria este adotado pela FIFA, porém devido o fracasso na organização de outras edições, devido a falencia da ISL, que era a patrocinadora. Só foi retomado o campeonato mundial em 2005, onde houve um novo modelo, que sinceramente é mais bonito que o modelo de 2000.
Fato é que o Corinthians fica de posse definitiva deste troféu.
Mede 47,5cm e pesa 4kg.



     
       • Copa do Mundo de Clubes da FIFA: Evento anual, é o troféu mais importante para  um clube,   Aspecto visual dela é linda, A competição já mudou de nome, anteriormente em 2000 e em 2005 chamava-se: Club World Championship. A partir de 2006 passou a se chamar FIFA Club World Cup.  

O troféu da esquerda foi ganho em 2005 pelo São Paulo, o troféu da direita foi ganho pelo Corinthians em 2012.
Mede 50 centímetros e pesa 5,2 kg.




• UEFA Champions League: Esse é o  mais importante troféu da Europa em matéria de clubes. Há muitos que consideram  a Champions League a mais importante competição do mundo. Em matéria de competições continentais com certeza. Mas cá entre nos, uma conquista continental sem a conquista mundial falta alguma coisa. 
Esta verdadeira relíquia  tem 74 centímetros de altura e o peso de 8 quilos.



• UEFA Europa League: Outra importante competição européia, porém sem o mesmo prestigio da Champions League.
  Detalhe importante: é o troféu mais pesado do futebol europeu.
Mede 65 centímetros e pesa 15 quilos.



• Supercopa da UEFA: Disputada entre o campeão da Champions League contra o campeão da  UEFA Europa League, é o chamado "tira-teima" da Europa.
Pode até nem parecer, mas mede 58 cm e pesa 12,2 kg.





• Copa Libertadores de América: A mais importante competição das Américas, a grande glória,  Tem uma forma muito particular. Se a taça mais importante da Europa é a orelhuda, a taça, (ou neste caso troféu Libertadores), é orelhinha ou como digo a cabra nambi.
A cada ano é adicionada uma plaquinha do campeão no troféu.

Mede 98 cm e pesa 12.319 kg. (Doze quilos, trezentos e dezenove gramas)



• Copa Sul-Americana: Outra importante competição da CONMEBOL, o campeão ganha além de um título continental oficial:
1 - Direito de participar da Recopa Sulamericana.
2 - Direito de participar da Copa Suruga Bank.
3 - Direito de participar da Copa Libertadores da América.
4 - Direito de Participar da  Supercopa Euroamericana que é um torneio (Não oficial) disputado entre o campeão da Copa Sul-Americana e o campeão da UEFA Europa Liga.  
 A Chapecoense foi declarada campeã de 2016, após a tragédia com o voo da Lamia.  Com o pedido do Atlético Nacional, da Colômbia.
Mede 45 centímetros e pesa 6.150 kg (Seis quilos cento e cinquenta gramas).

• Recopa Sulamericana: Duelo entre os campeões da Libertadores e da Copa Sulamericana. É o tira-teima entre os campeões continentais da América do Sul.
Mede 73 centímetros e pesa aproximadamente 8 quilos, considerando que esse peso não é oficial.

•  Cupa Suruga Bank: Confronto entre os campeões da Copa Sulamericana e da J-League do ano anterior. 
O Internacional de Porto Alegre venceu em 2009.
São Paulo perdeu em 2013, a Chapecoense foi flagradamente prejudicada no final do jogo, num daqueles pênaltis que só o árbitro viu, e perdeu em 2017 por 1x0.
 Mede 49 centímetros e pesa 5, 820 kg (cinco quilos oitocentos e vinte gramas).

• Supercopa Sul-Americana (Campeonato Extinto): A Supercopa João Havelange (Era chamada de Supercopa Sul-Americana ou mais popularmente conhecida como Supercopa da Libertadores).


Ela reunia todos os clubes que haviam sido campeões da Libertadores da América. 
Em 1996, o Vasco da Gama por maioria absoluta dos clubes participantes, (o único que votou contra foi seu maior rival o Flamengo), desta forma o cruz maltino foi incluído, na competição de 1997. Em reconhecimento ao título de campeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948.  

Cruzeiro em 1991 e 1992; São Paulo foram os clubes brasileiros a levantar este troféu.
Cruzeiro 1988 e 1996; Flamengo 1993 e 1995; São Paulo 1997 ficaram no vice campeonato.

Particularmente eu considero uma pena este importante campeonato ter sido extinto,  esse era um grande título, pois reunia clubes de tradição, e que já provaram o doce gosto de vencer a Copa Libertadores.
Tinha medidas aproximadas entre 80 e 85 centímetros e um peso de 10 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto do Brasil vice campeão do mundo 1950

Foto do elenco (titulares e reservas) Imagem: CBF